Universidade Lusófona do Porto
header

DPIc 2024

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

OPEN CALL | INTERNATIONAL DRAWING AND PHOTOGRAPHY CONTEST (DPIc) UTOPIA 500 | SPACE AND IDENTITY OF THE UNIVERSITIES

We are currently in the third edition of the International Drawing and Photography Contest (DPIc), a competition integrated in scopio Magazine Architecture, Art and Image being directed towards the Identity of Universities spaces of teaching experience and work and open to all academic communities, both in Portugal and abroad.

Deadline for the submission of projects: 31 of July, 2024

More information:
https://www.up.pt/revistas/index.php/scopio/announcement/view/24

Ciclo de Conferências: José Carlos Nunes

Aula aberta: Do Projeto à Obra – José Carlos Nunes – NOARQ – 23 de Outubro 16h30 Salão Nobre

José Carlos Nunes de Oliveira, (V.N. Famalicão, 1973).

Visiting Professor no Master em Arquitectura y Diseño (MArch), Universidade Europeia de Valência, desde 2015. Tem sido convidado para conferências, workshops e exposições de arquitetura em diversas universidades, nacionais e internacionais, e júri de concursos públicos em representação da Ordem dos Arquitectos. Em 2001 José Carlos obteve o Diploma Estudos Avançados no curso de Doutoramento na Universidade de Valladolid. Integra a equipe de Álvaro Siza Vieira, desde ano2000 até 2021, onde foi responsável por diferentes obras e projetos, entre os quais se destacam a Residenze Parco di Villa Colonnese (Itália), Clubhouse de Vidago, Centro Interpretativo de Angra do Heroísmo (Açores), o Museu Abade de Pedrosa em Santo Tirso (Portugal) e o pavilhão de estratégia urbana em São Paulo (Brasil), os dois últimos em colaboração com Eduardo Souto Moura. Atualmente mais dedicado à sua própria prática, concentra a sua pesquisa no desenho da paisagem, na arquitetura e nos objetos quotidianos.José Carlos Nunes de Oliveira licenciou-se em 1998 na ESAP (Escola Superior de Arquitectura do Porto), sob orientação do arquiteto Nuno Mateus (ARX Portugal, Lisboa). Em 1996 constrói o primeiro projeto, uma casa, e deu início à sua atividade profissional. Entre 1998 e 2000 trabalhou em

sociedade com o arquiteto Paulo Costa e colaborou com o arquiteto Jorge Teixeira de Sousa. Em 2001 funda o escritório NOARQ, no Porto (NO ARQUITECTOS, LDA). Paralelamente à sua colaboração com o arquiteto Siza, com quem hoje divide projetos em co-autoria, em 2003, juntamente com os pais, cria a loja B.LOFT dedicada ao design de interiores e peças de autor.O seu trabalho tem sido amplamente publicado em várias revistas especializadas e imprensa em Portugal e no estrangeiro.

Ciclo de Conferências “GRASSI DIDÁTICO” com José Miguel Rodrigues

Ciclo de Conferências “GRASSI DIDÁTICO”
José Miguel Rodrigues,
SAVE THE DATE dia 10 de Outubro, 18h30
 
Porto,1970
Arquitecto pela FAUP em 1994. É Mestre e Doutor pela mesma escola (1998 e 2007). É co-autor do projecto da Nova Aldeia da Luz (1995-2002). Desde 1998, é professor na FAUP. Em 2013, publicou a tese de doutoramento “O Mundo Ordenado e Acessível das Formas da Arquitectura”. Desde 2011 desenvolve um projecto de pós-doutoramento intitulado «A relação entre a teoria e a prática em Giorgio Grassi: afinidades e oposições», um projecto de tradução para português da obra escrita do autor. Desde Janeiro 2019 é director do centro de investigação Centro de Estudos e de Arquitectura e Urbanismo da FAUP (CEAU-FAUP). É também coordenador do grupo de investigação T2P no âmbito do CEAU. Desde 2021 é professor catedrático na FAUP onde leciona a disciplina História da Arquitectura Moderna e também Projecto de tese [e] no âmbito do Programa de Doutoramento. É autor do livro “Palladio e o Moderno” (Circo de Ideias, 2020) distinguido com o prémio FAD, pensamento e crítica (2021).